Devemos ter em mente que nunca devemos acreditar somente nas notícias. Assassinatos, golpes de estado, suicídios, crimes horrendos e até mesmo guerras ocorrem todos os dias. Mas quando ficamos sabendo destes acontecimentos através de notícias, nossa atenção é automaticamente direcionada àquele crime, assassinato ou acontecimento ruim.
O mundo não é tão ruim quanto os canais de notícias querem nos fazer acreditar. Quando uma determinada notícia é divulgada repetidamente e destaca repetidamente um crime ou outro acontecimento ruim em um país, isso cria em nós a (falsa) noção de que vivemos em lugares altamente inseguros, quando na verdade 99,999% da população ao nosso redor consegue viver em relativa ou perfeita segurança todos os dias.
Além disso, quem publica notícias normalmente opta pela tática do clickbait. Esta prática, que tem como objetivo promover um dado canal de informação, acaba, também, por potencializar as falsas noções que menciono acima.
Além das notícias como fonte de informação, devemos evoluir. As grandes mentes discutem ideias e não apenas as pessoas e os eventos que nos cercam. Quando nos limitamos somente à ler aquilo que é publicado nas notícias, estamos isolando nossa mentes e pintando uma imagem extremamente distorcida do mundo ao associá-lo somente com medo e terror.
Leave a Reply