Daniel quem?

Olá! Tudo bem? Meu nome é Daniel Santos.

Sou um analista de sistemas brasileiro, nascido na cidade de São José dos Campos, São Paulo, onde vivo com minha esposa e dois filhos.

Hello World!

Este site é menos um blog e mais um silo: é aqui que concentro os links que remetem às coisas que eu gosto, armazeno notas, considerações, textos, snippets e explicações de coisas das quais eu provavelmente precisarei me lembrar no futuro.

Meus pensamentos se misturam entre o profissional e o pessoal, sendo que o que prevalece por aqui são as coisas pessoais. Ainda assim, a única forma de realmente tentar organizar o que escrevo são as tags que procuro atribuir ao conteúdo, e que eu espero que sirvam de orientação para você, visitante.

O Daniel profissional

Atuo há quase 20 anos nas áreas de lean manufacturing, lean IT, tecnologia da informação e arquitetura de negócios. Através de meus conhecimentos profissionais, já ajudei muitas pessoas a compreenderem os conceitos de melhoria contínua realizando projetos kaizen, mapeamentos de fluxo de valor, análises de causa raiz e criação de procedimentos e trabalho padrão, tudo isso associando os benefícios de diversas metodologias ao aumento de produtividade no ambiente empresarial, sobretudo nos departamentos de Tecnologia da Informação.

Aqui neste site você poderá ler alguns artigos que escrevi a respeito de minha experiência profissional, e das minhas reflexões trabalhando com as pessoas e com mudança cultural.

O Daniel professor de inglês

A primeira coisa que fiz em minha carreira, muito cedo, aos 16 anos, foi me tornar professor de inglês. Serviu, durante alguns anos, para que eu pudesse me preparar para os desafios futuros, para que eu pudesse aprender e, sobretudo, para me deixar com uma bagagem cultural muito grande.

De vez em quando eu ainda dou aulas de inglês, e meu amor por idiomas em geral fez com que eu venha tentando aprender, independentemente, o espanhol e o francês. Participo de algumas discussões e leio conteúdos interessantes e, assim, é muito possível que alguns dos conteúdos deste site se refiram ao meu constante e initerrupto aprendizado de idiomas.

O Daniel na vida pessoal

Muita gente que me conhece pessoalmente me considera uma espécie de geek, aficionado por tecnologia em geral e um curioso, de maneira geral. Eu gosto de pensar que, até certo ponto, pelo menos, sou um tech savvy:

tech savvies are people who know how to use technology and who is very good at learning and using technology

Como eu disse antes, este é meu silo: aqui escrevo sobretudo para refletir sobre as pequenas experiências pessoais que tenho na vida para falar sobre as coisas de que eu gosto, como leitura, séries e filmes e jogos de video game e computador.