NTFS-config: Partição NTFS em instantes

Você está utilizando o Ubuntu em um computador com dual boot e quer uma forma descomplicada de acessar suas partições Windows que estão formatadas com o padrão NTFS?

A partir da versão Feisty do sistema você pode fazer isso em apenas 4 passos extremamente simples. O primeiro deles consiste basicamente de abrir uma janela do terminal e, logo em seguida, instalar o programa NTFS-config:

sudo apt-get install ntfs-config

Esta simples linha de comando instalará todos os programas necessários para que sua partição seja montada corretamente, inclusive o driver ntfs-3g, uma interface open source que permite acesso de leitura e escrita a sistemas deste padrão, como são justamente o Windows XP, Windows Server 2003, Windows 2000 e o Windows Vista.

captura_da_tela.jpg

O segundo passo é ainda mais simples: Basta que, após a instalação, você execute o programa, que estará, conforme ilustro acima, no menu Aplicações, Ferramentas do Sistema. Você precisará informar a senha do administrador.

ntfs-config.png

Assim que a aplicação se abrir, você estará pronto para executar o terceiro passo: Após a exibição de todas as partições NTFS disponíveis, selecione aquelas que você deseja acessar a partir do Ubuntu e, após renomeá-las — se assim o desejar, pois isso não é obrigatório —, clique no botão Aplicar.

ntfs-config-2.png

O último passo consiste em selecionar que tipo de suporte a escrita você deseja ter à partição NTFS selecionada: Se o seu sistema está configurado para dual boot, ou seja, se você utiliza o GRUB, então selecione dispositivo interno. Se a sua partição está em um HD externo, selecione a segunda opção.

Ao clicar em OK, você deve ver um novo atalho para sua partição Windows bem na área de trabalho. Para desmontá-la — se for necessário — basta clicar o botão direito do mouse sobre o ícone e escolher a opção Desmontar Volume.

SatisfatórioBomMuito bomÓtimoExcelente (2 votos, média: 3.5 de 5)
Loading ... Loading ...

Popularity: 19% [?]

3 pensamentos sobre “NTFS-config: Partição NTFS em instantes”

  1. monu writes:

    - Encontrei neste post exatamente oque procurava,mas quando entro com o comando “# apt-get install ntfs-config” ocorre o segunte :

    - “E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
    E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?”

    - Poderia me ajudar ?
    - Desde já , agradeço .

  2. Juliano Franz writes:

    Tche, 1 executa como root
    sudo apt-get install ntfs-config

    2 tenha certeza que o synaptic ou o adicionar/remover programas esteja fechado

    abr

  3. monu writes:

    - Valeu Juliano,resolvido !
    - Abraço e obrigado pela ajuda !
    - monu