Soluços

Escrito em 19/11/2019 2 minutos de leitura

Quem nunca teve uma crise de soluços do nada que atire a primeira pedra.

Alias, convenhamos que sempre que a gente soluça aparece alguém que conhece uma técnica, receita ou fórmula mágica pra acabar com eles, não é mesmo?

Confesso que eu gosto dessas técnicas. São meio que lifehacks, à sua maneira. Algumas são bem antigas e já me eram sugeridas pela minha avó, como beber água, colocar a língua bem pra fora e segurar com os dedos ou prender a respiração por alguns segundos, sendo que a lógica dessas coisas é corrigir contrações involuntárias do diafragma, causa dos soluços.

Mas tem uma técnica que uma amiga me explicou dia desses, por saber que eu tenho filhos, pra fazer crianças pararem de soluçar: “Quando seu filho vier reclamar que está soluçando” - ela me disse -, “peça pra ele se concentrar e te dizer quantos segundos está levando entre um soluço e outro, que o soluço vai passar”.

Lembro de ter me sentido cético a respeito disso: “nem a pau”, pensei. Até parece.

Só que ontem eu estava na minha, vendo um episódio de The Big Bang Theory antes de dormir, quando comecei a soluçar. Pensei imediatamente no que ela tinha dito. Comecei a contar os segundos. Mas o soluço seguinte, pasmem, nunca veio.

Gabi, você tinha razão.

comments powered by Disqus