em Couch potato, Dicas e tutoriais

As categorias secretas da Netflix

Se tem uma coisa pela qual a Netflix merece muitos elogios é a sua capacidade de sugestão de novas séries e filmes que batem com o meu gosto pessoal.

Sempre que ligo a TV ou estou navegando na internet e sinto vontade de assistir alguma coisa diferente, para fugir das variar as séries que eu acompanho regularmente, lá estão as sugestões. De maneira geral, aliás, neste quesito concordo com meus amigos: entre todas as sugestões fornecidas, apesar de algumas bolas fora, a empresa e seu algoritmo conseguem garantir diversão de 90 a 95% das  vezes, o que, como disse, é de se elogiar.

Mas mesmo com todas as sugestões do universo, vocês ou eu nunca seríamos capazes de visualizar tudo o que está disponível, pois o volume de títulos da Netflix, além de enorme, varia diariamente, com exclusões e aposentadorias de filmes e seriados. Enquanto escrevo este texto, aliás, o número de opções para apreciação dos brasileiros está em 562 séries e 2951 filmes1Você pode saber quantas séries e filmes existem na Netflix do mundo inteiro através desta página na web..

É aí que entra um artifício muito interessante, que tem a ver com o que muitos sites por aí estão chamando de categorias secretas da Netflix. Eu, sinceramente, prefiro chamar de capacidade de refinamento das buscas por filmes e seriados, usando gêneros subgêneros que normalmente não estão visíveis para os usuários, e que podem ser acessadas através de um simples endereço web. Ao acessar o site da Netflix, você só precisa usar o endereço a seguir, substituindo “número” pelo equivalente a uma das centenas de categorias disponíveis.

https://www.netflix.com/browse/genre/número

Ao substituir o número por 1365 no endereço acima, por exemplo, é possível acessar o gênero Ação e aventura, conforme exemplifico abaixo. Notem que ao lado do título, existe um menu drop down, que pode ser usado para filtrar por sub-gênero, proporcionando algum grau de refinamento — e permitindo ao meu pai, por exemplo, que encontre seus filmes de faroeste facilmente:

Entre os achados disponíveis, existem coisas mais simples, como o número 3719, reservado a zumbis e o 7700, para faroestes de todas as épocas; e também as buscas um pouco mais específicas, como a que revela o número 277, que lista todos os títulos em que a estrela principal é Susan Sarandon. Com a quantidade de números correspondentes aos gêneros e subgêneros sendo bastante razoável, felizmente, existe um site disponível com todos eles, para nossa consulta e deleite.

O único lado negativo da busca por gêneros e subgêneros é que ela só pode ser realizada através do computador e do notebook, ou seja, os aplicativos que estão disponíveis nas smart TVs ficam de fora desta facilidade. No entanto, você pode fazer a navegação pelo computador e adicionar os filmes e seriados que encontrar através da interface web, para assistir mais tarde na TV, bastando para isso acrescentar o título à sua lista de reprodução:

Espero que essa dica ajude vocês e garanta algumas horas extras… de maratonas de televisão.

Escreva um comentário

Comentário

  • Conteúdo relacionado por Tag