em Dicas e tutoriais

Selecione apenas as células visíveis no Excel

Já aconteceu com todo mundo que eu conheço: O Excel pode agir de forma inesperada quando você resolve copiar e colar uma determinada faixa de células de uma planilha. O comportamento padrão da ferramenta é copiar e colar todas as células, ainda que algumas delas estejam ocultas, qualquer que seja o motivo para isso.

Só que, às vezes, o que você quer fazer é trabalhar só com os dados que estão visíveis.

Pois existe um atalho que pode economizar seu tempo e poupar dores de cabeça. Através dele, somente as células visíveis serão selecionadas, independente de você ter aplicado um filtro em seus dados, recolhido os dados de um subtotal ou ocultado linhas e colunas deliberadamente.

Utilize a combinação Alt + ; (ponto-e-vírgula) em seu teclado para selecionar apenas as células visíveis.

Um exemplo prático

Digamos que você tenha a planilha abaixo, com uma série de dados relacionados a pedidos referentes a material de escritório, feitos em diversas filiais de uma loja:

Suponha, agora, que você queira ocultar a coluna com o nome do responsável, ficando apenas com as informações restantes, para copiar os dados para outra planilha. Após ocultar a coluna em questão, selecionar os dados e usar o atalho CTRL+C vai te fazer chegar à uma tela muito parecida com esta, abaixo.

Note que a área marcada para copiar, no Excel, é indicada por um pontilhado, e que a coluna responsável (“C“) foi incluída nos dados a serem copiados, mesmo estando oculta. Pode-se observar isso porquê não há interrupção, entre as colunas, na seleção marcada, tornando o pontilhado contínuo.

Agora, se mantivermos as mesmas colunas selecionadas e usarmos o atalho mencionado acima — pressionar a combinação Alt + ; (ponto-e-vírgula) para selecionar apenas as colunas visíveis —, o resultado é um pouco diferente.

A região selecionada agora, ao ser copiada, demonstra claramente um pontilhado intermediário,  excluindo de seu conteúdo a coluna “C“, que não desejamos. Veja a diferença entre a figura anterior e o resultado com o uso do atalho:

Os dados, agora colados, deixarão de fora aquilo que não estiver visível.

Escreva um comentário

Comentário