em Livros

Todos os Mentirosos

Que tal um livro onde a trama gira em torno de um personagem que descobre, de uma hora para a outra, que é capaz de fazer qualquer um dizer a verdade? Esta é a proposta de Todos os Mentirosos, livro de estreia de Lucas Mota, que confesso que comecei a ler mais motivado pela sinopse do livro do que por qualquer outro motivo.

O livro é composto de 23 capítulos, que têm uma narrativa impressionantemente rápida. Ao longo do texto acompanhamos Leo, filho de pais separados, descontente com o emprego que tem em uma empresa de publicidade e cansado, na verdade desde que era criança, de ver todos ao seu redor contando mentiras e mais mentiras. De posse de uma habilidade que não sabia possuir, ele resolver fazer o que qualquer um faria em seu lugar neste caso: se vingar do mundo ao seu redor, desmascarando quem falta com a verdade. É claro que ele logo descobre que nem tudo são flores, e que revelar as mentiras de certas pessoas pode trazer sérias complicações para sua vida, magoando aqueles de quem se gosta e colocando a vida em risco.

Para uma leitura da qual eu honestamente não sabia o que esperar — como disse, simplesmente vi a sinopse e pensei comigo mesmo “ei, esse deve ser um livro interessante” — até que Todos os Mentirosos é bastante interessante. Como a narrativa é rápida e sem enrolações, a gente logo se vê no final dos 23 capítulos que compõem o livro, aliás, nos deparando com um final do qual eu particularmente gostei — e não esperava.

No mais, o livro perde um pouquinho de pontos porquê há muitos erros de português e palavras faltando: Sinal de que pode ter havido um ligeiro deslize durante a composição do ebook, que a editora precisa corrigir. Também perde um pouco no quesito diálogo, uma vez que certos trechos da obra parecem um pouco acadêmicas, enquanto que outros estão repletos de palavras faltando — talvez, novamente, a edição. No final das contas, mesmo assim, é uma leitura simples, que eu recomendo.

Todos os Mentirosos
Autor: Lucas Mota
Iniciado em 03/09/2017
Concluído em 06/09/2017
Veja o livro no Goodreads
Avaliação final 

Escreva um comentário

Comentário