em Etc

R: Aprenda uma linguagem de programação super poderosa

Você já ouviu falar da linguagem R?

Trata-se de uma linguagem de programação poderosíssima, similar ao Java e ao C em diversos aspectos — e que na verdade está contida em uma interface de usuário própria, disponível para Windows, Mac e Linux, similar ao de softwares como o Matlab. A linguagem R pode ser muito útil para quem trabalha com matemática e dados estatísticos em geral, já que permite trabalhar com modelagem de dados, testes estatísticos, análises de séries temporais, classificação e plotagem de gráficos.

O melhor de tudo: Trata-se de uma ferramenta 100% gratuita, que pode ser baixada e instalada em questão de poucos minutos. Além disso, funções diferentes podem ser agregadas, através da instalação de pacotes que são contribuídos pela comunidade.

Como ando bastante saudosista em relação ao meu lado programador — e venho, de certa maneira, me envolvendo sobretudo com análises estatísticas em meu trabalho, pensei em unir o útil ao agradável e começar a aprender o básico da linguagem.

E nada melhor pra isso do que obter um bom material de referência, é claro. A documentação que acompanha o pacote de instalação do R é bastante completa e relativamente simples de acompanhar, e pode ser um grande auxílio para quem quer dar os primeiros passos na linguagem. No entanto, há dois ou três dias me deparei com um curso introdutório sobre R, oferecido pelo site Code School.

No blog oficial, o pessoal do Code School comenta o quanto o R é divulgado através da propaganda boca-a-boca, não sendo exatamente algo mainstream, mas também o quanto ela pode ser útil para organizar e plotar dados baseados em conjuntos de dados gigantescos.

O melhor de tudo é que o curso é interativo — você vai aprendendo na prática enquanto usa o terminal — e [hi]completamente gratuito[/hi], o que vem mais do que a calhar. Ah, a parte gráfica também faz parte da interatividade — bem legal.

Escreva um comentário

Comentário