em Dicas e tutoriais

Como nunca mais esquecer o guarda-chuva

Forgotten — ilustração de Mike R. Baker

Você certamente já esqueceu um guarda-chuva. É ruim quando saímos com ele de casa para tentarmos nos prevenir de algum tipo de incidente meteorológico, só para descobrir que, ao invés de chuva, veio o sol. Daí é muitas vezes tarde demais: Já deixamos o dito cujo sobre alguma cadeira, apoiado em alguma parede ou sabe-se lá Deus onde. E o pior — muitas vezes esquecemos onde foi que deixamos o guarda-chuva, tudo isso porquê o sol nos faz  esquecer que precisamos dele. E há os momentos em que chove e estamos sem guarda-chuva, o que talvez seja muito pior do que a primeira situação, já que, neste caso, acabaremos molhados!

Pois bem. Usando uma conta no Gmail, outra no Remember the Milk e, finalmente, uma última conta no ifttt, vou mostrar uma maneira de ser lembrado de que é uma ótima ideia levar o guarda-chuva, através da previsão do tempo. Isso porquê, se o dia estiver realmente chuvoso, nós raramente vamos esquecer do guarda-chuva, e o que eu quero mostrar é uma forma de dar um empurrãozinho na memória.

Vou assumir que você já tem uma conta no Remember the Milk. Se não tem, devia ter — trata-se de um ótimo aplicativo, gratuito, para o gerenciamento de listas de tarefas. Eu tenho várias listas lá, e uma delas se chama Pessoal (com minhas tarefas pessoais, é claro). É esta a lista que usarei neste texto. Ah… e pra ficar mais legal, vou acreditar que você usa o Remember the Milk no celular.

Também vou assumir que você já tem uma conta no ifttt. Se você não conhece o site, deveria — é um automatizador de tarefas rotineiras, que pode, entre outras coisas, publicar uma foto em um álbum no Flickr quando você a publica no Instagram, e salvar um bookmark do Pinboad no Evernote, só para dar dois exemplos. Aqui, será o ifttt que fará a interação com o Remember the Milk.

Mãos   obra!

A primeira coisa a se fazer é identificar o seu endereço de e-mail do Remember the Milk.

Este endereço é utilizado para enviar novas tarefas ao serviço, de maneira que elas sejam publicadas em uma ou mais listas de tarefas específicas. Quando você está conectado   sua conta do serviço, o e-mail pode ser obtido no seguinte endereço:

[blue_box]http://www.rememberthemilk.com/home/username/#section.settings[/blue_box]

Anote o endereço — provavelmente algo no formato username+número@rmilk.com — para que possamos usá-lo daqui a alguns instantes.

Em seguida, vamos criar uma nova receita no ifttt. Para isso, já conectado   sua conta do serviço, acesse o seguinte endereço:

[blue_box]http://ifttt.com/myrecipes/personal/new[/blue_box]

Clique no bloco this da receita: Para que ela funcione, usaremos um canal de previsão meteorológica — o weather channel. Este canal está mais abaixo no primeiro passo, pois os canais estão listados em ordem alfabética.

Uma vez tendo selecionado o canal correto, escolha o trigger adequado. Um trigger é um gatilho, ou seja, uma ocorrência que, quando acontecer, fará com que uma ação seja desencadeada. Neste caso, estamos interessados no trigger Tomorrow’s forecast calls for, ou seja, “A previsão do tempo para amanhã é de…”.

Provavelmente, após a seleção do trigger, a previsão em que estamos interessados (rain, ou chuva), já estará escolhida. Caso isso não tenha ocorrido, altere a seleção para que fique como na figura a seguir. Não se esqueça de clicar em Create Trigger criar gatilho quando terminar:

Agora que já configuramos o bloco this da receita, é hora de configurar o bloco that, ou seja, vamos dizer ao ifttt o que deve ser feito se a previsão do tempo para amanhã for de chuva.

O que vamos fazer é compor uma mensagem de email. Para isso, após clicar em that, selecione o canal de ação Gmail, conforme aparece na imagem a seguir:

O canal Gmail serve para mandar mensagens automáticas quando disparado por algum evento — no nosso caso, é bom lembrar, sempre que a previsão do tempo para amanhã for de chuva. Ao selecionar o canal, basta optar pela única opção disponível, ou seja, send an email.

Isto fará com que um formulário padrão de composição de email apareça na tela, inclusive já pré-populado com algumas informações que, para efeitos deste texto, podem ser apagadas, o que vai acabar deixando todos os campos em branco.

Agora basta personalizar a mensagem. Veja o exemplo:

O que eu fiz foi inserir o meu endereço de email do Remember the Milk no campo To address. Em seguida, usando uma facilidade do próprio RTM, o Smart Add, usei o campo Subject da mensagem para indicar que o meu to-do será chamado “Se for sair, levar o guarda-chuva!”, e que a ação deverá ser agendada para amanhã  s 06:30, sendo incluída na minha lista de tarefas Pessoal, como eu havia mencionado anteriormente.

A última coisa a se fazer é clicar o botão Create Action, para que a nova receita fique listada entre as demais que você eventualmente já possui no ifttt. Assim, se tudo correu bem e você seguiu as instruções direitinho, basta esperar que a previsão do tempo seja de chuva — droga!! — e voil , você verá a tarefa em seu Remember the Milk, alertando-lhe para que, aí sim, você leve o guarda-chuva com  muito mais certeza de que vá efetivamente usá-lo.

Escreva um comentário

Comentário