em Crônicas do Cotidiano

A regrinha dos 10 reais

Um texto bastante curioso que encontrei recentemente no Lifehacker fala de algo chamado de The Whisky Rule, ou, em bom português, “A Regra do Uísque”. Basicamente, ela serve para aquelas pessoas que não tem lá muito compromisso com a pontualidade quando se trata de reuniões ou, na verdade, qualquer tipo de compromisso.

Basicamente, funciona da seguinte maneira: Sempre que você cancelar uma reunião com menos de 10 minutos de antecedência ou ignorá-la completamente, dando o bolo em alguém, você fica devendo uma garrafa de uísque pra essa pessoa. Assim, a garrafa serve como pedido de desculpas e compensação pelo tempo perdido, já que o tempo de todos é importante.

Enquanto é verdade que eu não sou fã de uísque, o tal texto me fez lembrar de um chefe que tive na empresa onde trabalho, que adotava uma política que, embora nada tivesse a ver com uísque, resultou em menos atrasos ou não comparecimentos  s reuniões ao longo do tempo. A coisa era bem simples: O último a chegar para a reunião contribuía com 10 reais, que serviriam para financiar um café da manhã na sexta-feira subsequente.

Felizmente, nunca financiei o café da manhã de ninguém. Ou quase.

Escreva um comentário

Comentário