em Software

Mantenha o computador acordado com o Caffeine

Eu simplesmente adoro certos utilitários gratuitos que circulam pela Internet, principalmente quando eles têm o tamanho extremamente reduzido e se propõem a resolver algum problema específico pelo qual estamos passando.

Trata-se justamente do caso do Caffeine.

Este pequeno notável — apenas 14kb — tem uma finalidade muito simples: Impedir que seu computador entre em modo sleep, ou que um protetor de tela — alguém ainda usa isso? —- seja ativado, devido ao tempo de inatividade do sistema operacional. E ele faz isso simulando o pressionamento de uma tecla de função a cada 59 segundos, como se alguém estivesse diante do computador, trabalhando com ele.

Mas pra quê serve isso, na prática, exatamente?

Bom, eu uso o programa para, pelo menos, duas coisas diferentes: A primeira, evitar que o monitor desligue sozinho enquanto estou assistindo meus seriados ou filmes. A segunda, evitar que entre em modo sleep durante a noite, quando, por ventura, estou realizando algum download — o que, se acontecer, pode acabar até desligando um ou mais dos HDs que possuo, impedindo que o processo se concretize normalmente.

Ah, e se você usa Mac, há um programa diferente, com o mesmo nome, e a mesma função.

Escreva um comentário

Comentário

    • Ghedin, pode-se até fazer isso.

      No entanto, na maior parte do dia eu costumo, sim, deixar tais funções ativas, e acho mais rápido dar um duplo clique no ícone do Caffeine, no systray. O preguiçoso, hehehe.