em Web

Feeds completos num piscar de olhos!

Estava navegando aleatoriamente pelos links populares do Pinboard há pouco quando me deparei com um serviço extremamente interessante, o Full Text RSS Builder.

Trata-se de um conversor de feeds RSS resumidos em versões completas. A utilidade de um serviço como este pode parecer questionável para algumas pessoas, mas a verdade é que, quando se está utilizando o celular ou outro gadget portátil para se acessar a internet — como eu venho fazendo muito, aliás —, é muito mais prático poder acessar a notícia ou texto inteiro de uma única vez, sem que seja necessário visitar o site original, o que consumiria mais banda, por exemplo.

Para colocar o Full Text RSS Builder   prova, resolvi usar o feed RSS de um site do qual eu gosto muito — o Lifehacker. A ideia surgiu não apenas por conta de meus constantes acessos ao feed do site através do iPhone — cuja saída típica está ilustrada ao lado, com excerpts dignos de qualquer feed RSS resumido —, mas também por conta do recente rearranjo de layout executado na homepage, que, para mim, deixou a navegação por lá deveras impraticável. Assim sendo, nada melhor do que um feed completo para evitar visitas, não é mesmo?

Basicamente, tudo o que o Full Text RSS Builder solicita de quem acessa seu site é um endereço de feed resumido. Desta maneira, colando o do Lifehacker por lá, obtive um novo endereço RSS, com o conteúdo completo dos artigos. Abaixo, uma imagem parcial capturada do Google Reader no Firefox, para comprovar a transformação de um dos artigos do feed. Ah, o próprio serviço também exibe uma prévia do feed completo, mas em um frame que é muito estreito.

Aprovado, e devidamente copiado para os meus bookmarks no Pinboard.

Escreva um comentário

Comentário

  1. Excelente dica, Daniel. No meu caso eram os feeds do Blog do iPhone que me incomodavam por sempre ter que clicar pra ler o final deles. Abraço.

Webmentions

  • Full Text RSS Feed transforma qualquer feed parcial em completo « Meio Bit 05/03/2011

    […] Dica do Daniel Santos. […]