em Dicas e tutoriais

Capture as telas do seu iPhone

Uma das atividades mais corriqueiras no meu dia-a-dia é, acreditem, capturar telas — elas são úteis para escrever tutoriais e documentação em geral, e se você também faz isso diariamente, sabe bem do que eu estou falando. Para realizar minhas capturas diárias no PC tenho meu programa favorito, o mesmo sobre o qual  já comentei por aqui há certo tempo atrás. Mas como fazer capturas de tela num iPhone?

Ilustrar artigos do blog ou tutoriais com imagens tiradas do meu próprio smartphone — sem a necessidade, portanto, de usar aquela mesma surrada imagem disponível na Apple Store ou em algum outro site por aí afora — seria muito legal. Também seria interessante, confesso, mandar screenshots ao desenvolvedor de algum programa que estivesse apresentando problemas, por exemplo, ou registrar recordes de games no Twitter. As possibilidades são enormes, e você já entendeu.

Eis que, por sorte, a captura de tela num iPhone não requer prática nem habilidade e pode ser realizada em apenas duas etapas, tal como ilustrado acima — de uma maneira, aliás, bem auto-explicativa.

Uma vez realizados os passos descritos na imagem, a tela capturada ficará automaticamente disponível na Fototeca do seu iPhone. Para acessá-la, basta clicar em Fotos e, em seguida, sobre Rolo da Câmera — e, a partir daí, enviá-la por e-mail, Twitter, ou mesmo baixá-la para seu computador e realizar edições antes de publicá-la em algum lugar — como no blog, por exemplo 🙂

Escreva um comentário

Comentário

  1. Complementando a dica, no Android você precisa de um app
    (gostei do Screenshot It) e, em 99% dos casos, ter
    acesso root ao sistema para tirar screenshots. Não me pergunte, não
    sei o motivo dessa bizarrice 😛 Para Symbian (S60 3rd Edition),
    meu favorito é o Screenshot. Roda em background e
    permite personalizar a combinação de teclas de disparo. Para
    Symbian^3 e S60 5th Edition, fico devendo uma sugestão…
    []’s!

  2. Adicionando à sua dica… quem quiser pode “baixar” Tips & Tricks – More Iphone Secrets. É um ebook que está disponível na Apple Store ou em outras “sources” para quem tem “jailbreak”. Várias dicas, só que em inglês.