em Software

Ninite: Múltiplas instalações é com ele!

Na semana passada, minha mãe comprou um novo computador, no qual vieram instalados somente uma cópia — original, é bom que se diga, com número de série e tudo — do Windows Vista Home Premium e uma versão de avaliação do Microsoft Office 2007. Como ocupo a posição oficial de computer guy da família, fui convocado por ela para instalar uma série de outros programas que ela está habituada a usar, desde gravadores de DVD para back-up, até programas triviais como um reprodutor de mídia e a versão mais recente do Java.

Normalmente, quando me deparo com uma situação dessas, recorro a programas freeware, e acabo fazendo o download de cada um deles de forma individual: Termino de baixar um, faço a instalação, e na sequência, parto para o download de outro programa,  num looping que só acaba quando termina. Na verdade, preciso admitir, o tempo para que estas instalações sejam realizadas normalmente é bem razoável, e considero este um trabalho deveras monótono.

Ocorre que na semana passada eu estava navegando   toa pelas tags populares de programas freeware do del.icio.us, quando me deparei com um utilitário chamado Ninite. A ferramenta, que é 100% gratuita e é acessada diretamente da web, se propõe a endereçar justamente o problema de realizar múltiplas instalações de software de uma única vez: Você simplesmente escolhe o que deseja instalar a partir do próprio website dos desenvolvedores — existem navegadores, programas de mensagem instantânea, utilitários para desfragmentação, versões do Java, Flash, programas de FTP e muito mais —, e com a seleção realizada, clica em um botão no final da página para então realizar o download de  um programa de instalação personalizado.

Visão parcial da interface do serviço

Visão parcial da interface do serviço

A  partir daí, basta dar um duplo clique no arquivo baixado e aguardar até que todos os processos de download e instalação sejam concluídos. O  Ninite não apenas se encarrega das instalações, mas também de garantir que nenhum nag program — como toolbars e outras bobagens — seja instalado em seu computador. Munido de uma conexão razoável com a Internet, passa-se por um processo relativamente rápido e indolor, que culmina com a maioria de nossos programas favoritos devidamente instalados, e com atalhos no Desktop — ah, e é claro: você pode simplesmente apagar o instalador quando tudo estiver pronto.

A meu ver, a única desvantagem do processo de instalação é não permitir a personalização do local de instalação. Dessa maneira, todos os programas serão instalados na pasta Arquivos de Programas, cuja localização varia, conforme a versão do sistema operacional da Microsoft que estiver em uso. Outro ponto que pode ser considerado um problema para alguns é o  fato de que alguns dos softwares oferecidos são instalados em inglês — o caso, por exemplo, de ferramentas como o Foxit PDF Reader, ou o uTorrent. Apesar disso, ainda é um programa extremamente recomendado por mim, já que me salvou de um processo moroso e entediante. Entrou para a minha lista de favoritos.

Escreva um comentário

Comentário

  1. O Ninite é uma mão na roda mesmo. Melhor do que já é, só se adicionarem uma opção que permita salvar os instaladores localmente, algo bastante útil para quem presta manutenção ou administra grandes parques de máquinas.

    []’s!