em Crônicas do Cotidiano

Eu quero mandar vídeos pro Flickr. Mas não dá.

Já fazem pelo menos três anos que eu sou um usuário pro do Flickr. A grande justificativa por trás disso é a facilidade de compartilhar mídia com familiares e amigos que moram longe do pessoal aqui de casa, e, é claro, o espaço ilimitado para armazenamento de conteúdo que a conta diferenciada me permite. Durante todo esse tempo, quem me acompanha aqui no blog sabe que, em 99,9% das vezes, eu elogiei o serviço prestado pelo Yahoo, ficando muito satisfeito com ele.

Mas agora os 0,1% restantes estão querendo botar as manguinhas de fora, e eu explico.

Quando foi anunciado pelo Flickr o suporte   hospedagem de vídeos para contas pro, eu comentei por aqui que era o que estava faltando para minha felicidade total: Até então eu não dispunha de maneiras simplificadas para compartilhar meus vídeos, e fiquei muito satisfeito com a novidade. Enviei uns dois ou três vídeos para a minha conta, primeiro usando com sucesso a extensão FireUploader para o Firefox, e em seguida através da versão 3.1 do Flickr Uploadr.

No sábado passado, após uma festinha que aconteceu na escolinha onde meu pimpolho está estudando, lá foi o papai coruja descarregar seus vídeos para o computador, para enviá-los para o Flickr. E foi justamente a partir daí que nada mais deu certo.

Como estou usando Ubuntu Linux, fui tentar instalar a extensão FireUploader para fazer o serviço descomplicadamente, apenas para descobrir que ela (ainda?) não é compatível com a versão beta 5 do Firefox 3 que vem instalada por default com o Hardy Heron. Tentei, na seq¼ência, instalar o Firefox 2 em paralelo com a versão mais nova, mas mesmo depois disso feito e da extensão instalada, uma surpresa me aguardava: O FireUploader mostrou meus arquivos de fotos — todos JPG —, mas nada de reconhecer os filmes da câmera, todos em formato MPG oriundos de uma Sony Cybershot.

Começando a ficar extremamente preocupado, reiniciei a máquina na partição Windows XP que eu ainda tenho, e onde o Firefox 2.0.0.14 tem a extensão FireUploader ativa e — até onde eu sabia — funcionando. Mas nada de reconhecer os filmes por lá, também. A partir daí, já que estava mesmo no Windows, resolvi tentar a sorte com o Uploadr, mas também me deparei com um problema: Os vídeos começaram a ser enviados normalmente, mas acabaram travando aleatoriamente sem quaisquer explicações mais detalhadas, sempre com um erro irritante — o famigerado bonk, que é praticamente a blue screen of death do Flickr — que quem usa essa ferramenta já deve ter vivenciado pelo menos uma vez.

Pensei em recorrer ao jUploadr, um excelente cliente desenvolvido em Java que já usei antes, compatível com Linux, Windows e Mac, mas vi que o programa parou no tempo, talvez justamente por falta de tempo do desenvolvedor em tocar o projeto, ou sabe-se lá o que mais: A versão mais recente do programa, a 1.2, ainda não suporta o envio de vídeos, e parece que não há nenhuma previsão para uma versão 1.3 ou superior, o que acho uma pena, por sinal.

Ferramentas de terceiros na minha conta do Flickr

Ainda disposto a enviar os vídeos de sábado para a minha conta — afinal eu sou brasileiro e não desisto (quase) nunca —, comecei a experimentar uma verdadeira enxurrada de clientes de upload diferentes, para ver se algum deles me atenderia. Fiz isso alternando programas para Ubuntu e para Windows, mas não consegui nada. Me parece que o problema é mais grave, e que não tem relação  com qual cliente eu uso para enviar conteúdo para o Flickr, e sim com algum bug interno.

Depois de algum tempo — na verdade, até agora, 4 dias seguidos — procurando a ferramenta ideal, eu honestamente cansei. A figura acima mostra quantas tentativas diferentes eu fiz para tentar enviar pelo menos um vídeo para a minha conta no serviço, sem sucesso. Agora, snceramente, tudo o que eu mais quero é que alguém explique o que pode estar acontecendo, já que no fórum de suporte a coisa também parece estar sem resposta.

Assim, eu só espero que estes 0,1% de insatisfação com o serviço que me acometem neste instante sejam tratados o mais rápido possível, pois não gostaria de ter que trocar o Flickr por outro serviço nesta altura do campeonato. Enquanto a questão não se resolve, no entanto, esse percentual tende a aumentar.

Ah… tem mais alguém passando por isso aí fora?

Escreva um comentário

Comentário

  1. Oi, Daniel,

    frustrante mesmo, mas por que você não faz o upload direto pelo uploader do site? Imagino que você tenha preferência por usar um cliente, mas enquanto o bug não é resolvido, não é mais fácil você simplificar este upload? Todas as vezes que subi vídeo pelo próprio uploader do site, foi redondinho…

    Beijos!

  2. @Patty: Pois é, o fato é que eu tentei usar o uploader do site, tanto na versão mais moderna quanto na mais antiga… e em nenhum dos casos eu consegui sucesso.

    Talvez o problema seja devido ao tamanho dos vídeos que eu estou tentando subir — embora o maior deles tenha apenas 20mb. Mesmo assim, acho frustrante, como você disse, porquê quando se paga por um serviço, o mínimo que se exige é qualidade, certo?

    Beijos!

  3. Certíssimo, Daniel! Tem que funcionar mesmo! Não tinha me tocado que você tinha tentado usar o uploader do site…

    Quanto ao tamanho dos vídeos, 20Mb está bem abaixo do limite máximo, então o problema não pode ser este, a não ser que os vídeos tenham mais do que 90 segundos, pois este também é um limite.

    Tenta entrar em contato com o suporte deles.