em Dicas e tutoriais

De volta pro Ubuntu: DVDs e RMVB

De volta pro UbuntuSe tem uma coisa da qual eu não abro mão é de assistir a meus filmes e seriados favoritos.

Como na maioria das vezes eu faço isso diretamente no computador, minha volta ao sistema operacional do ping¼im — depois de vários meses sem instalá-lo após um problema que tive com meu computador — não poderia ser completa se eu não pudesse assistir a meus DVDs tranquilamente, e reproduzir o formato RMVB de vídeo, no qual a maioria dos seriados que consigo através do Torrent Channel está codificada.

Assim sendo, vasculhei aqui e ali, e acabei efetivamente encontrando, como sempre, aliás, maneiras simples e sofisticadas para que o Hardy Heron — o Ubuntu 8.04 — pudesse ficar 100% preparado.

Primeiro, tratei de instalar o suporte   reprodução de DVDs. Para fazer com que o Totem reproduza um disco automaticamente quando ele for inserido, segui os comandos abaixo:

sudo apt-get install totem-xine libxine1-ffmpeg libdvdread3
sudo /usr/share/doc/libdvdread3/install-css.sh

É importante lembrar que tais comandos precisam ser inseridos através do terminal, embora possa-se optar pelo Synaptic se for o caso de utilizar a instalação visual de componentes que também está no Ubuntu. Qualquer que seja a escolha, após o término dos procedimentos, é garantido: Inserir um DVD no drive tornará sua reprodução imediata.

Com relação ao RMVB minha preocupação era maior.

Dependo dele diretamente para continuar atualizado no que rola em todas as minhas séries favoritas. Como no Windows eu me utilizo de um player gratuito chamado GOM Player, que é simplesmente fantástico porquê reproduz, além deste formato de vídeo, qualquer outro formato popular imaginável instantaneamente, fiquei procurando uma forma desta reprodução acontecer também no Ubuntu. Encontrei, graças a um artigo do site Planeta Ubuntu Brasil, escrito pelo André Gondim.

Novamente através do terminal, deve-se digitar:

echo 'deb http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-free' |
sudo tee -a /etc/apt/sources.list

Em seguida, usar o comando:

wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- |
sudo apt-key add - && sudo aptitude update

E finalmente:

sudo aptitude install w32codecs  libdvdcss -y

O André ainda diz que, caso esse processo não funcione, deve ser instalado o package ubuntu-restricted-extras. Os repositórios de software de terceiros podem ser ativados diretamente no menu Sistema ââ? â?? Administração ââ? â?? Canais de Software.

Devo dizer que me espantei com o resultado deste procedimento para reprodução do RMVB no Linux, pois foi o primeiro conjunto de operações que realizei em minha máquina Ubuntu que não funcionou imediatamente. Quase como nos sistemas Windows, precisei reiniciar não o meu computador, mas a minha sessão, antes de poder testar a solução com o episódio 4×13 de House MD.

De qualquer forma funcionou, e agora eu sou mais um no rol de felizes usuários Ubuntu que podem se sentir tranq¼ilos com o suporte   DVDs e reprodução de vídeo RMVB em seus computadores. Só falta você.

[ratings]

Escreva um comentário

Comentário

  1. Também fiz isso na minha recente instalação, colega meu está batendo cabeça na instalação do windows e sua famigerada busca por drivers…
    Eu só dou risada 😀
    Eu amo o Ubuntu!

  2. Ah sim, esqueci de dizer, odeio todos os players (totem mplayer) padrões do Ubuntu, uso o Xine (xine e xine-ui) com orgulho, este é superior em vários aspectos!
    Abraço

  3. O Xine às vezes necessita de algumas configurações, bote a criança pra configurações no modo AVANÇADO (um abaixo do máximo) e vá procurando:
    Coloque as configurações de MPG4 POSTPROCESSING no máximo, isso acabará com possíveis barras horizontais em cenas velozes e de muita ação.
    Provavelmente você terá também que fazer algum ajuste para ele ler o DVD, mas isso é fácil de configurar, por padrão ele vem como /dev/DVD, no meu caso eu tenho de mudar para dev/cdrom1.
    Mudo também as cores das legendas, pois gosto delas amarelas com bordas pretas, isso é fácil de configurar, basta acessar a aba SUBTITLES.
    Ah sim, o filme está escuro? ALT+c e abrirá uma janela para alterar brilho, contraste, etc.
    Como sei que você gosta de atalhos, dá uma procurada, não me lembro agora, mas na tela onde roda o filme, clique com o botão direito e dá uma fuçada, você vai encontrar os atalhos e existem uns muito interessantes e úteis.

    Boas sessões de cinema! 😉

  4. Oi, uso o windows 2000 e consigo ver tudo (avi, flv, mpeg ), mas instalei o kurumin 7 e o kaffeine nos arquivos flv está sem som ( uso alsa instalado – win32codecs ok – lista inicial do kaffeine ok- e no gmplayer funciona, mas não gosto dele) então instalei o ubuntu 8.04 e o totem baixou algumas coisas e todo rodou, mas um pouco lento, escuro e com legendas quase no meio da tela. Os ajustes de contraste não funciona. Uso 800×600 16 cores como no windows ( monitor proview 14″ analógico ), placa de video S3virge 86c325 e no xorg o driver mostrado é vesa? No kurumin o xorg estava bem configurado e no ubuntu estava sem mouse tudo incompleto e fui adicionando, mas quando ponho s3virge como drive já era. Já usei dexcon e dpgk-reconfigure xserver-xorg e nada.
    Alguma idéia.
    Obrigada.