Gravatares: Agora com Identicons!

Lendo o Matt hoje pela manhã descobri que uma nova funcionalidade acaba de ser incorporada ao Gravatar. Para quem exibe os avatares dos usuários registrados no serviço que visitam e fazem comentários em seu blog, agora é possível substituir aquela imagem padrão — um G com fundo azul horrível — para quem não possui um avatar registrado por algo muito mais artístico.

Antes de mais nada, o que possibilita essa novidade são os chamados Identicons, ou seja, representações visuais de uma função matemática, geralmente obtidas com base no endereço IP de uma máquina, servindo para identificá-la — e a seu usuário costumeiro — de maneira única. Seu criador, Don Park, surgiu com a idéia em 18 de janeiro de 2007, quando disse o seguinte:

“I originally came up with this idea to be used as an easy means of visually distinguishing multiple units of information, anything that can be reduced to bits. It’s not just IPs but also people, places, and things. IMHO, too much of the web what we read are textual or numeric information which are not easy to distinguish at a glance when they are jumbled up together. So I think adding visual identifiers will make the user experience much more enjoyable.

O Gravatar incorporou três variações novas, todas frutos do trabalho de usuários do WordPress que já procuravam aderir à idéia dos Identicons: Os projetos WP_Identicon, WP-MonsterID e Wavatars foram automaticamente mesclados ao Gravatar original, o que facilita a inclusão de qualquer um deles em substituição ao padrão original. Para isso, basta acrescentar o sufixo &default=opção à função get_avatar() original, onde “opção” pode ser qualquer uma dessas:

Identicons no Gravatar

Na minha opinião, o mais legal dessa história é que agora, quem não gosta do padrão — como eu, que adotei o monsterid como opção — pode personalizar os seus gravatares da maneira que mais lhe agradar, editando o tema diretamente. No meu caso ficou assim:


E se no final das contas nenhum modelo agradar a você, saiba que também é possível desenhar alguns Identicons personalizados

  • http://netocury.com Neto Cury

    Mudança interessante, e você foi o precursor de falar algo nos feeds que assino, parabéns.
    Interessante, mas não vou mexer no meu template não, sinceramente não gostei do estilo dos desenhos, nada que me fizesse querer mudar.
    Abração

  • http://danielsantos.org/ Daniel

    @Neto: Pois é, cumpádi… eu entendo que você não queira mexer no template, basicamente porquê apesar de três novas opções, ainda não há muita escolha, não é mesmo?

    O jeito, nesse caso, é esperar que novos “pacotes” de ícones sejam desenvolvidos e liberados, não é mesmo? Quem sabe com mais tempo e mais popularidade, alguém não explique exatamente o processo para criar itens personalizados… :)

    Abração!