em Podcast

Back-up Cast #001: WordPress, Flickr e House

Senhoras e senhores, apresento a vocês a primeira edição do Back-up Cast, o meu podcast. Conforme eu havia comentado anteriormente, fiquei com bastante dúvida sobre quais assuntos abordar, mas resolvi iniciar não apenas com um, mas sim três deles.

Primeiramente, comento sobre a nova função de adicionar mídia aos artigos no WordPress 2.5. Na seq¼ência falo sobre uma nova versão do Flickr Uploadr e, finalmente, pra fechar com o que eu espero ser uma chave de ouro, comento sobre a volta de episódios inéditos de uma das séries mais fabulosas da paróquia, House MD.

Eis aqui uma lista com os links que eu considero relevantes em relação ao conteúdo do podcast:

  • Site oficial do WordPress;
  • Plugin Embedded Video, para WordPress, criado pelo Jovel Stefan, que aliás está sendo empregado neste mesmo post de lançamento do podcast;
  • Flickr Tools, de onde pode-se baixar as versões oficiais do Flickr Uploadr;
  • Post do fórum de suporte do Flickr onde pode ser encontrada a versão 3.10 do Uploadr;
  • Post do code.flickr com as considerações de Richard Crowley sobre o Uploadr 3.10;
  • Blog do Richard Crowley;
  • Site oficial da série House MD, na FOX americana;
  • Página do Dailymotion com o teaser trailer do episódio 13 da quarta temporada de House — este eu estou colocando aqui também:

[dailymotion x4yejd]

Quero lembrar de antemão que, assim como comentou por aqui a Patricia Muller, esta é uma experiência do tipo ready-fire-aim, ou seja, estou fazendo primeiro pra perguntar depois. Assim sendo, gostaria muito do feedback de vocês a respeito, e inclusive que me dessem dicas de gravação e sugestões para próximos assuntos: Lembrem-se que estou fazendo pra me divertir e, se possível, diverti-los e informá-los, e que isso tudo é na base do amadorismo mesmo, pra ficar mais legal

Ahhh… Ao todo este meu primeiro experimento tem 16:55 de duração…

[display_podcast]

Espero que vocês gostem de ouvir assim como eu gostei de fazer…!

[ratings]

Escreva um comentário

Comentário

  1. Oi, Daniel,

    fiquei bem feliz por você ter feito mesmo o podcast! 🙂

    Eu achei que pra primeiro podcast ficou muito bom! Como você pede sugestões para melhorias, vou listar alguns aspectos e comentá-los, lembrando que é só minha opinião:

    Duração do podcast: achei boa. Nem curto nem longo demais. O tempo que você destinou a cada assunto foi ideal, nenhum deles ficou cansativo. Claro que, com isso, você não deu profundidade aos assuntos, mas acho que não era mesmo esta a intenção. Se a intenção, no entanto, for aprofundar, dá pra colocar mais um tempinho em cada assunto.

    Ritmo de voz: também achei bom, você não fala nem rápido nem devagar demais. As pausas não são longas e não soa hesitante.

    Tom de voz: neste quesito acho que dá pra melhorar. Não sei se foi a gravação ou se você teve que falar baixo porque seu filho estava dormindo, mas me passou a impressão de você estar tentando falar baixo. Dá pra colocar um pouco mais de energia na voz pra ficar ideal.

    Assuntos: também acho que pra primeiro podcast você escolheu assuntos legais, atuais e, provavelmente, de interesse dos teus leitores.

    Vícios de fala: só notei que você usa muito a palavra “aí”. Acho que se você conseguir eliminar um pouco disso vai melhorar a fluidez da fala.

    Áudio: os loops e músicas que você escolheu ficaram muito bons. A qualidade geral do áudio ficou relativamente boa, com exceção de:

    1. o que já mencionei acima com relação ao tom de voz – deu um pouco de contraste entre o som que inicia o podcast com a voz que entra falando depois dele;

    2. ruído na parte de voz. Acho que pelo Audacity dá pra você clarear um pouco.

    Arquivo, streaming e player: Eu estou numa conexão Speedy de 1Mb. O streaming foi perfeito e ininterrupto, então acho que o arquivo ficou num bom tamanho. O player eu já conhecia e acho excelente. Visualmente agradável e discreto.

    Como eu disse, de uma forma geral, pra primeiro podcast acho que você mandou muito bem! Eu já tentei fazer uma vez e sei o quanto é difícil! Espero que você continue fazendo, acho que a estratégia “ready-fire-aim” deu certo.

    “Take the first step in faith. You don’t have to see the whole staircase, just take the first step.” – Martin Luther King Jr.

    Beijão e bom fim-de-semana.

    Patty.

  2. O primeiro podcast é muito difícil. Eu, quando gravei o primeiro Wincast, esperei uma oportunidade de ficar sozinho em casa, e ainda assim, fiquei com vergonha e bastante “robótico”. Com o tempo melhora, você vai ficando mais relaxado e a coisa sai com mais naturalidade.

    Minhas sugestões são: arrume o microfone, pois está com um chiado constante no fundo que “briga” com sua voz, e, como a Patrícia disse, FALA MAIS ALTO (hehe 😀 ).

    O plugin que você está usando é o Podcasting, né? O bom dele é que é compatível com o WordPress 2.5, mas ainda assim prefiro o podPress, bem mais robusto e completo (tem até estatísticas 😛 ). No WP2.5, ele zica o feed, mas isso dá para contornar divulgando o feed da seção de podcasts, ao invés do do podcast em si.

    Parabéns pela iniciativa, Daniel 🙂 .

    []’s!

  3. Fala rapaz!

    Cara, não tem a versão para download do podcast? Seria muito difícil de colocar? Aqui por exemplo eu tenho 256kbps com 3 pessoas penduradas na conexão, então deixo baixando as coisas em 8kb/s sempre. Ouvir por streaming é uma tortura 🙂

    Se der, coloque uma versão para download junto com os podcasts =)

    []s

  4. assino embaixo do que a patrícia falou, apontamentos pertinentes, concordo com quase tudo, principalmente sobre o tom de voz e a duração do podcast =)

    só reforço o lance da sua voz estar baixa demais e com um tom muito, vamos dizer, monótono (!?). seja mais descontraído, fale mais espontaneamente, como em uma conversa mesmo. outra coisa é o chiado “brigando” com sua voz, como disse o ghedin, também incomoda um pouco, tanto que quando entra o som limpo da música fica tudo mais “leve” aos ouvidos =)

    ‘por enquanto’ é isso, gostei pacas do podcast, o próximo passo agora é chamar convidados =D

    esperemos o próximo =)