em Tecnologia

sQuba: Até debaixo d’água

A indústria automobilística parece mesmo disposta a nos surpreender com suas idéias mirabolantes ainda este ano: Depois do anúncio do Transition, um veículo que combina de maneira híbrida carro e avião a ser produzido por americanos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é a vez de uma empresa suíça chamada Rinspeed ganhar a atenção da mídia.

O motivo é o sQuba, um carro totalmente conceitual a ser apresentado no Salão Automotivo de Genebra em março de 2008, e sua capacidade no mínimo impensável: A de rodar não apenas em estradas convencionais, mas também submerso. Segundo afirma o diretor da Rinspeed, Frank Rinderknecht, o carro poderia navegar em profundidades de até 10 metros.

squba.jpg

Enquanto na estrada a força do veículo deve ser providenciada por motores elétricos, a propulsão na água fica por conta de duas hélices e de jatos que têm a função de impelir o veículo para frente enquanto está debaixo da água. Ocorre que, como em qualquer idéia proveniente diretamente da imaginação e da ficção científica, há uma chance de que ela não emplaque: Neste caso, os próprios representantes da empresa dizem que não há chances de que a idéia ganhe proporções industriais e comerciais. Mas será mesmo?

Escreva um comentário

Comentário