em Web

GMail agora tem labels coloridas

Gerenciamento de labelsInteressante a novidade implementada no GMail: O uso de cores para diferenciação das labels. A meu ver, esse novo recurso – compatível apenas com as versões mais novas dos navegadores, como o Firefox 2 e o (credo) Internet Explorer 7 – vem complementar as duas dicas do serviço que abordei recentemente aqui no site, e que facilitam o filtro de mensagens e a utilização de uma conta única de e-mail.

Digo isso porquê a distinção visual de mensagens também pode representar um papel importante no filtro e busca rápida por informações, e até na velocidade com a qual os seus assuntos precisam ser tratados: E-mails de trabalho tratados mais rapidamente do que os pessoais, e-mails relacionados a um negócio que você está fechando mais rápido do que os comentários do seu blog, por exemplo.

A cor das labels é configurada diretamente através da barra esquerda onde ficam normalmente listadas na interface do GMail e não há opções personalizadas (por enquanto, imagino eu). No que diz respeito ao uso de filtros, também não há alteração: Defina suas regras de remetente, destinatário, assunto, etc e atribua uma label qualquer, que ficará com a cor pré-determinada.

Como já fazia parte de outros aplicativos de e-mail que eu normalmente uso ou já usei, como o Thunderbird e o Lotus Notes 7, considero o lançamento da novidade bem tardio, pois imagino que sua implementação seja relativamente simples. No entanto, antes tarde do que nunca. Sendo assim, ao menos pra mim, o GMail continua na vanguarda das aplicações web!

Escreva um comentário

Comentário