em Web

Duas dicas do GMail que (talvez) você não conheça

Existem dois artifícios muito interessantes que podem ser usados no GMail e que passam desapercebidos pela maioria dos usuários. Talvez sejam dicas que alguns de vocês já conheçam de algum lugar, mas mesmo assim vou compartilhá-las, pois eu mesmo só me dei conta delas recentemente:

1) O infinito uso de pontos (.)

Digamos que o seu e-mail seja meuemail@gmail.com. O GMail enviará para este endereço não apenas as mensagens endereçadas diretamente para ele, mas também todas aquelas em que você permeie o user ID da conta com pontos:

  • meuemail@gmail.com (original)
  • m.euemail@gmail.com
  • meuemai.l@gmail.com
  • m.e.u.e.m.a.i.l@gmail.com
  • meuemail@googlemail.com
  • m.euemail@googlemail.com
  • meu.email@googlemail.com
  • m.e.u.e.m.a.i.l@googlemail.com
  • etc.

Na prática, todas as mensagens que você enviar para os endereços acima chegarão para o seu endereço original.

2) O sinal de mais (+)

Também é possível agregar ao seu endereço qualquer texto aleatório que você quiser. Para isso, basta usar o sinal de mais (+). Trocando em miúdos, meuemail+qualquercoisa@gmail.com será igualmente direcionado para a sua caixa principal de mensagens. Simples assim.

E pra que servem estes dois artifícios, basicamente?

O uso dos pontos entre o seu user ID pode acabar com um problema que muita gente tem: A criação de mais de uma conta de email simplesmente para diferenciar mensagens que são de trabalho daquelas que são da família, ou da faculdade, entre outras.

O que eu quero dizer é que, com este artifício, enquanto meuemail@gmail.com (sem nenhum ponto) poderia ser seu endereço para a família, meu.email@gmail.com poderia ser seu e-mail para o trabalho. Igualmente falando, meue.mail@gmail.com seria usado para a faculdade. Acredito que você já pegou o espírito da coisa.

Pode ser difícil de se acostumar num primeiro momento, mas é um diferencial muito interessante do serviço. A vantagem é que todas as mensagens seriam endereçadas para um único local, e uma vez tendo chegado, poderiam ser tratadas através dos filtros, indo diretamente para arquivo ou tendo labels atribuídas automaticamente.


A mesma filosofia pode ser aplicada quando o que você usa nos seus endereços são sinais de mais (+). Como o GMail possui entre os campos disponíveis para a criação de filtros o campo To (ou Para), é muito fácil separar as mensagens enviadas diretamente para um email que você tenha cadastrado com uma finalidade específica.


Um exemplo prático:
Aqueles que são fanáticos pelo seriado Lost podem ter se cadastrado em n listas de discussão na internet a respeito das aventuras de Jack, Kate e Sawyer na ilha misteriosa. Estas pessoas podem fazer uso de um email parametrizado especialmente para este fim, por exemplo, meuemail+lost@gmail.com.

Para fazer com que as mensagens da lista de discussão sejam marcadas automaticamente com um label, basta cadastrar uma nova regra de filtro para o campo To, assim como eu estou ilustrando neste artigo.

Outra possibilidade interessante que o uso do sinal de mais (+) permite é o bloqueio de assinaturas a um determinado site onde você tenha se inscrito. Um email do tipo meuemail+qualquersite@gmail.com pode ser bloqueado a qualquer momento, bastanto para isso que você marque a opção Deletar dos filtros.

Escreva um comentário

Comentário

Webmentions

  • Melhores Dicas – Gmail e Google Docs | nbase

    […] Duas Dicas – gmail.com […]