Tux Paint

Vocês já conhecem o Tux Paint? Trata-se de um programinha bem bacana para quem tem filhos pequenos — como eu — e quer passar um tempo legal e divertido com eles. É um editor de imagens para crianças entre 3 e 12 anos, completamente gratuito.

Fazendo parte do projeto Tux4Kids, a ferramenta conta com recursos muito interessantes: Uma interface simples de usar, efeitos sonoros para as ferramentas — como lápis ou borracha, que faz o barulho de apagar quando é usada — e ainda por cima uma versão animada do Tux como mascote, ensinando algumas boas dicas no rodapé.

Também há o recurso Mágicas, que permite   criança aplicar efeitos como preenchimento, clareamento, negativagem e espelhamento  s imagens, isso sem contar os efeitos exclusivos do programa, como a adição de fagulhas ou tijolos aos desenhos, entre outros. Para quem ainda quer mais, há a possibilidade de se instalar carimbos — pequenas imagens que podem ser baixadas prontas da internet ou criadas pelo próprio usuário, para se complementar ou enriquecer um desenho.

captura_da_tela-tux-paint.png

Há pacotes prontos para o Ubuntu que, se instalados através do Synaptic ou do Adept, por exemplo, já vêm com os carimbos e toda a interface traduzida para o português brasileiro. Também há a possibilidade de se fazer o download de pacotes RPM — para os sistemas Mandrake ou Red Hat, por exemplo —, Slackware ou Mac OS X. Para quem até agora ainda não veio para o lado pinguinesco da força, há sempre a versão para Windows.

De qualquer forma, vale a pena experimentar. O melhor feedback que eu posso lhes oferecer neste caso vem de um pequeno usuário que, desde cedo, já é fã da turma do Tux.

PS: Na imagem deste artigo, uma tentativa minha de desenhar um cachorro, um dos pedidos mais recorrentes do filhão.

2 thoughts on “Tux Paint

  1. Oi… gostaria muito de ter este programa em meu computador, ja tentei baixa-lo pelo e-mule, pelo baixaqui, e por vários outros… mas sempre, quando vo executa-lo só tem 6 carimbos, e são todos do pinguim. gostaria de saber se neste Tux Paint tem aqueles vários carimbos…

    aguardo sua resposta!
    Um abraço,

    Jenifer.

    Responder

  2. oii eu gostaria de saber se tux paint pode ser usado sem ser baixado bom se poder me mandem o site

    um abraço estou esprrando sua resposta

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *