em Web

Internet vicia. Pode ser doença.

A Associação Médica Americana pediu esta semana mais estudos para comprovar o efeito nocivo e causador de dependência que podem ter a web e os games sobre as pessoas. A coisa pode até vir a ser considerada doença, aliás. Eu, como sempre afirmo, acredito que este efeito, além de real, é presente não apenas na minha vida, mas na de muita gente por aí.

No caso dos games, é verdade, há aquela velha discussão sobre alguns deles poderem ou não influenciar o comportamento dos seres humanos, mas não é disso que estou falando. Estou falando do vício de uma forma mais ampla: Aquela que faz com que fiquemos algumas boas horas por dia em frente aos navegadores, comunicadores, palm tops e celulares, ou seja, o vício da conectividade.

Pode ser uma coisa muito grave ver um vício deste tipo evoluir e se tornar uma doença e, o pior é que neste mundo moderno em que cada vez mais dispositivos eletrônicos nos rodeiam — com a desculpa concreta de que vêm para facilitar nossas vidas ou torná-las mais cômodas —, não sei o quanto cada um de nós pode-se considerar imune. Eu já disse antes que a melhor maneira de tentar lutar contra isso é puxar o fio da tomada e ficar offline por alguns momentos, dias, talvez. Mas e você? Como, afinal de contas, você combate o seu vício?

Escreva um comentário

Comentário

  1. Sempre combato meu vício saindo com amigos pro cinema, lanchar, andar pela cidade e, principalmente, jogando RPG.

    RPG é o que me faz ficar mais tempo “desligado”.

  2. No ano passado me dei conta de que, além de passar horas e horas na internet por causa do trabalho, também passava horas e horas fazendo coisas fúteis. A partir dessa percepção, passei a me controlar. Cara, não tem nada melhor do que apenas usar o computador quando realmente necessário. A disposição para sair, ler livros, viajar e outras coisas aumenta muito. O negócio é evitar o excesso e curtir a vida. Grande abraço!

Webmentions

  • Alice Hollos 30/06/2007

    LEIAM! http://bit.ly/Wu6D9

  • alicenogena (Alice Hollos) 30/06/2007

    Twitter Comment


    LEIAM! [link to post]

    – Posted using Chat Catcher