in Web

A sedução do microblogging

Eu não sei quanto a vocês, mas além de todos os bons amigos que tenho on-line, também tenho dezenas de amigos com quem trabalho ou me relaciono mais diretamente que acessam este humilde site, nem que seja para obter notícias minhas. Já disse várias vezes antes o quanto eu acho que esta é uma das coisas mais gratificantes de se ter um blog: A pura e simples possibilidade de manter contato.

Destas dezenas de amigos, praticamente todos já ouviram de mim o mesmo convite, após um elogio sobre uma ou outra coisa que escrevo: “Tenta fazer um blog também, vai ser muito legal!“. No entanto, apenas 0,0000001% — se é que tudo isso, mesmo — destas pessoas já chegaram a tentar começar algo similar. Normalmente, eu ouço:

— Puxa, Daniel… É que eu não levo jeito pra escrever…

— Sabe o que é, cara? Eu não tenho tempo pra fazer um blog!

— Seria legal, se eu acessasse a internet mais freqüência…

Vejam que todas estas são justificativas que eu considero válidas, e que o número de razões que existem para que alguém não escreva um blog é tão grande quanto o número de motivos que existem para começar a escrever um. No entanto, percebi, nos últimos tempos, que pelo menos um tipo de blog está se tornando alvo do interesse entre meus amigos: Trata-se do microblog.

Tudo o que existe para se entender a respeito de microblogging pode ser explicado neste único parágrafo: Trata-se de uma espécie de blog em miniatura, onde os autores escrevem principalmente suas citações e pensamentos, mas em alguns casos também incluem links interessantes, fotos e vídeos. Normalmente, os posts são extremamente curtos, com até 140 caracteres de comprimento máximo.

danielsantos_jaiku.png


Enquanto se parece com os miniposts ou asides de um blog comum, a similaridade dos microblogs com as mensagens SMS dos celulares parece ser um dos fatores que mais arrebanham simpatizantes. Afinal de contas, não existe nada mais simples do que pegar seu celular e escrever meia dúzia de palavras para um amigo ou familiar próximo, e este parece ser o item que mais faz brilhar os olhos de alguns amigos meus que se renderam à prática.

Existem pelo menos dois serviços de microblogging que se destacam atualmente na grande rede: Um deles é o Twitter, criado em outubro de 2006 por uma empresa de São Francisco, Califórnia, chamada Obvious Corp. O outro é o Jaiku, que, embora esteja só agora ganhando maior projeção entre os internautas, foi fundado pelos finlandeses Jyri Engeström e Petteri Kopone alguns meses antes de seu concorrente, em julho de 2006.

Ambos os serviços têm muito em comum — como a possibilidade de enviar posts através do celular em alguns países —, mas acredito que o fator social networking, em que você pode montar uma rede de amigos que têm interesse direto em ler suas atualizações on-line e comentá-las, se for o caso, é o mais interessante: Pela primeira vez em minha vida, comentando os microblogs com amigos, chamei os serviços que citei acima de Orkuts que, finalmente, têm uma finalidade muito interessante.

A liberdade associada a um microblog é muito grande: No meu microblog pessoal, por exemplo, comento com amigos sobre coisas de que gosto ou não, pequenos comportamentos que observo no dia-a-dia, séries e, é claro, também rebato os comentários deles.

Percebam que eu escolhi o Jaiku para minha aventura em microblogging, porquê ele — ao contrário do que observei no Twitter, embora este seja mais popular na internet —-me permite acrescentar comentários aos miniposts de meus contatos — e aos meus próprios —, além de abrir a possibilidade de integrar qualquer tipo de feed RSS, variando das minhas fotos do Flickr, de meus favoritos do del.icio.us e de meu próprio blog aos últimos comentários que fiz nos blogs que visito ao meu próprio poststream, tornando-o um verdadeiro registro de minhas últimas atividades on-line.

Na velha linha dos blogs, comenta quem quer, me adiciona aos favoritos e, neste caso, à sua própria apenas quem quer. Eu até coloquei na barra lateral do blog as últimas entradas que aparecem por lá. Dada a empolgação que meus amigos têm demonstrado com a coisa, a única conclusão que posso lhes deixar é óbvia: Se vocês ainda não experimentaram a coisa, dêem uma chance à ela. E depois, vamos combinar, me digam se é ou não é viciante.

  • http://www.rodrigoghedin.com.br/ Rodrigo P. Ghedin

    Quando comecei a ler o texto, na hora me veio à mente os a-sides. Depois, vendo o seu Jaiku (:P), pareceu-me muito o del.icio.us

    A mim o microblogging ainda não conseguiu seduzir. Descobri o del.icio.us há pouco tempo, e já tive umas experiências com a-sides. Do primeiro estou gostando, do segundo, não curti muito. Além disso, ter a responsabilidade de atualizar mais um site/serviço/whatever meio que me dá calafrios, hehe :).

    Fica para a próxima!

    []’s!

  • Pingback: BlogAjuda » Asides again!

  • http://hipermoderna.net dan

    adorei o post! já pratico o “microblogging” há tempos (sempre, aliás), mas não sabia que isso tinha nome! ^^ Amodorei e farei referência a este texto num micropost no hipermoderna! ^^ micro-metalinguagem! ;D

    beijocas xoxoxo

  • http://hipermoderna.net dan

    só pra aparecer meu gravatar aqui… ^^

  • Pingback: BlogAjuda » Asides: aprenda a colocá-los em seu blog

  • http://www.sinestesia.co.uk/blog Patricia Müller

    Oi, Daniel,

    eu comecei agora a brincar com micro-blogging e também acho o Jaiku bem melhor que o Twitter. O problema é que todo mundo usa Twitter. Assim como todo mundo usa MSN, mesmo não sendo o melhor messenger.

    Criei uma conta em cada um dos serviços pra mim e estou testando. Mil vezes o Jaiku.

    Descobri estes outros 2 também:

    Loopnote: http://loopnote.com/
    Dodgeball: http://www.dodgeball.com/

    Não testei nenhum deles. Mas, ficam as dicas.

    Abraços,

    Patricia.

  • Pingback: Sinestesia

  • Pingback: BlogAjuda » A febre do microblog

  • http://www.gozub.com Victor

    Conheça o GOZUB (www.gozub.com)

    O GOZUB é a primeira plataforma brasileira de micro-blogging, lançada em agosto de 2007, pela Ventura, Intelligence. O GOZUB permite que seus usuários criem comunidades de amigos para onde postam mensagens curtas (até 140 caracteres) via web, MSN e celular (em breve).

    Micro-blogging

    A principal novidade dos micro-blogs é a possibilidade de “seguir” as postagens de outros usuários e de “ser seguido”. Com isso são criadas comunidades diversas, com interesses variados, entre amigos ou estranhos entre si, que se mantêm atualizados através do envio de mensagens sobre o que estão fazendo ou sentindo em certos momentos de suas vidas.

    O principal motivador da geração de mensagens é a resposta a uma pergunta principal: “O que você está fazendo agora?”

    Através do GOZUB, os usuários podem manter-se atualizados sobre o que seus amigos estão fazendo naquele momento ou até fazer novas amizades. Bloggers podem usá-lo para criarem “mini-blogs” e desenvolvedores podem utilizar sua API para criar aplicativos sobre o GOZUB. Editoras podem criar canais de comunicação instantânea com os leitores de suas publicações. As possibilidades são infinitas.

    Rapidez e Mobilidade

    A manutenção de blogs pode ser uma tarefa que consome bastante tempo e dedicação. Com os micro-blogs estas tarefas ficam simplificadas, pois o envio das mensagens pode ser feito através da web, instant messengers (MSN, Yahoo, AIM, ICQ, Gtalk, entre outros) e também pelo envio de SMS dos celulares.

    Sobre a Ventura, Intelligence

    GOZUB foi criado e é de propriedade da Ventura, Intelligence Ltda, empresa especializada em business intelligence, que investe na criação e estruturação de novos negócios de empresas nascentes de cunho inovador. Possui atualmente um forte foco em negócios de internet, mais especificamente em WEB 2.0.

    Contato
    Victor Sebastian
    Marketing Manager
    GOZUB – http://www.gozub.com
    Email: victor@gozub.com – Tel: +55 (11) 8162-6532

    Comunicação aos usuários

    Com o GOZUB você se comunica com todos os seus contatos ao mesmo tempo!

    Quer marcar um encontro? Divulgar uma balada? Convidar para uma festa? Use o GOZUB e fale com todos os seus amigos ao mesmo tempo, ao invés de perder tempo enviando mensagens uma a uma! Quer divulgar algum produto/serviço? Dar um aviso? Saber o que os seus amigos estão fazendo? Registre-se AGORA no http://www.gozub.com e siga as instruções para adicionar o Gozub ao seu MSN (ou outros IM). É muito simples! Depois convide os seus amigos e peça a eles para te seguirem no GOZUB como amigo, pois só assim eles poderão receber as suas mensagens.

    O que você esta esperando? Cadastre-se no GOZUB (www.gozub.com).
    Convide seus amigos e compartilhe com eles seus momentos diários e descubra quais são os deles. E bom divertimento! Visite nosso site e inscreva-se! http://www.gozub.com