em Dicas e tutoriais

Use o Google para encontrar MP3 e outros bichos

Qual software você usa quando sai em busca de arquivos MP3? Azureus? Limewire? Não importa. Você sabia que aquele que tudo sabe também pode ser um ótimo aliado na hora de procurar músicas e outros tipos de mídia? Eu, da minha parte, sempre ouvi falar sobre isso, mas considerava a coisa toda uma verdadeira lenda.

Até o momento em que vi que, na prática, que a teoria era funcional. Abrindo o navegador no Google, basta que você utilize um de seus operadores — intitle: — em conjunto com uma mini-expressão regular e você terá milhares de resultados   sua disposição, num piscar de olhos. Digamos que, em homenagem a um amigo pra quem mostrei a técnica hoje cedo, estejamos procurando músicas ou vídeos do GreenDay. Basta que digitemos, seguido de ENTER:

intitle:"index.of" (mp3|mp4) Green.Day -html -htm -php -asp

Os resultados serão listados automaticamente e bastará fazer o download. A explicação para a aparente mágica é a seguinte: O operador intitle: faz com que nosso amigo Google faça a busca por páginas cujo título é Index of. Mas afinal de contas, que páginas têm este título?

Fácil. Quando alguém armazena conteúdo em um servidor mas não define para o mesmo uma página de acesso padrão (por exemplo, index.html ou index.php), alguns destes servidores, por conta própria, geram uma página dinâmica, e acrescentam   mesma o título Index of. Notem que, na busca, index.of tem um ponto no meio, para substituir o espaço.

Google MP3 search

O parâmetro (mp3|mp4), tal como parece, restringe as extensões de arquivos a serem procurados. É aqui que uma bela oportunidade de encontrar qualquer tipo de mídia, e não apenas música ou vídeos se encontra: Substituindo a extensão por chm, pdf, ou zip, pode-se encontrar arquivos de help, e-books e mais uma infinidade de coisas.

Green.Day, também separado com um ponto, é o coringa da história. Deve ser substituído, é óbvio, pelo que se deseja encontrar. Se mais palavras forem necessárias, mais pontos também o serão. Na verdade, o uso de pontos é um facilitador para a busca de frases — ou, neste caso, de nomes de música, onde sabemos a ordem exata das palavras que queremos encontrar — mas também podem ser usados hífens, sinais de igual, etc.

Por fim, ao usarmos -html -htm -php -asp , estamos especificamente excluindo páginas com estas extensões, por não estarmos interessados em outra coisa que não os próprios arquivos de mídia. Há diversas variações desta dica, mas esta, em particular, me chamou   atenção por ser muito, mas muito simples de memorizar.

Escreva um comentário

Comentário

Webmentions

  • júnior jatay 19/08/2007

    aprendi o cheat de achar música pelo Goooooooogle : http://migre.me/8ed2

  • jrx7 (júnior jatay) 19/08/2007

    Twitter Comment


    aprendi o cheat de achar música pelo Goooooooogle : [link to post]

    – Posted using Chat Catcher

  • Folgando na Rede # 6 » Dia de Folga - informação com gelo e laranja 19/08/2007

    […] você, é um(a) geek? Se for, talvez já conheça essa dica para encontrar mp3 pelo Google. E também já deve ter lido os 15 comentários mais polêmicos da […]