em Wordpress

Plugin booBox para WordPress

boobox.pngA essa altura dos acontecimentos é muito provável ser desnecessário que eu faça maiores introduções com respeito ao booBox, um dos exemplos mais promissores de serviços web da internet brasileira, idealizado por uma dupla de peso, Marco Gomes e Raphael Vasconcellos: O serviço, que de tão revolucionário chamou a atenção do site TechCrunch — uma espécie de bíblia internacional sobre sites de vanguarda da Web 2.0 —, tem como objetivo principal monetizar os blogs de toda a internet, e, o melhor, de uma forma totalmente não-intrusiva.

De qualquer forma, se você ainda não conhece o funcionamento da coisa, é simples: Através da inclusão de um pequeno trecho de código em Javascript no blog de qualquer pessoa, os textos e imagens dos artigos podem ser diretamente conectados a ofertas de serviços — como o eBay, Amazon.com e, para nós brasileiros, o Mercado Livre — que serão então exibidas em pequenas caixas vermelhas flutuantes, as booBoxes quando os próprios leitores do site solicitarem.

Gratuito para ser usado por qualquer pessoa, o booBox não recebe nenhum centavo na jogada — exceto por doações de seus usuários —, sendo que todo o lucro com as transações eventualmente realizadas a partir de anúncios nos blogs vai direto para seus proprietários: Ou seja, extremamente fácil e prático.

Facilidade, aliás, foi exatamente a idéia que me veio   cabeça assim que li as instruções de implementação do Boo-Box nos blogs: Como fazer para tornar ainda mais fácil o processo de instalação do serviço para que um número ainda maior de pessoas pudesse se beneficiar? A resposta veio rapidamente: Criando um plugin para WordPress.

A Idéia e o Contato

Com a idéia de facilitar ainda mais a utilização do booBox para quem usa WordPress em mente, não tinha tempo a perder. Na verdade, usando uma única madrugada, impus a mim mesmo — e, felizmente, consegui cumprir — as duas seguintes metas:

  • Criar um plugin que inserisse o JavaScript do booBox automaticamente no cabeçalho de qualquer instalação WP, independentemente do tema utilizado;
  • Criar algum tipo de mecanismo dentro do plugin que permitisse inserir a classe boo-box-link e as palavras-chave de um produto automaticamente a textos e imagens que se quisesse monetizar com a ajuda do serviço.

Após passar algum tempo codificando, cheguei a um resultado que julguei satisfatório e passei para o próximo passo: Contactar uma das mentes por trás do booBox, Marco Gomes, cujo blog, aliás, acompanho há certo tempo.

Recebi uma resposta extremamente positiva do Marco, o que me deixou feliz e lisonjeado, ao mesmo tempo em que me encorajou a implementar ainda mais modificações ao script que eu havia criado, após uma troca de diversos e-mails.

O resultado foi o código base para o plugin booBox para WordPress, que pode ser baixado diretamente do booBox, e que estou, de forma a auxiliar quem precisar de ajuda, documentando neste mesmo artigo.

Características do Plugin

  • Automatização da inclusão de Javascript ao cabeçalho do WP: Quem lê as instruções de ativação do Boo-Box sabe que, para começar a usá-lo, é preciso, antes de qualquer coisa, inserir um pequeno Javascript no cabeçalho de sua página. Para quem utiliza WordPress, o plugin realiza a inserção de tal código automaticamente, apenas com sua instalação e ativação.
  • Utilização do que eu, carinhosamente, apelidei de booTags: A exemplo das já conhecidas tags HTML, como <p> e </p>,<font> e </font>, as booTags permitem a inclusão de produtos e palavras-chave entre os indicadores <boo> e </boo>, tornando o processo muito mais intuitivo e simplificado.
  • Um painel de controle: Ao instalar o plugin, uma nova aba será adicionada ao painel de controle do WordPress, permitindo que algumas configurações básicas para uso do booBox sejam realizadas automaticamente.

Download e Instalação

download.jpgO download do plugin deverá ser feito diretamente através do site do booBox.

Uma vez baixado o arquivo, a instalação se dará exatamente como no caso de qualquer outro plugin para WordPress, ou seja, fazendo o upload do arquivo diretamente para o diretório /wp-content/plugins de sua cópia da ferramenta.

Após o processo de upload, bastará ir até o painel de controle, opção Plugins e ativar o novo plugin, que já estará disponível para uso.

Configurando o plugin

A configuração do plugin poderá ser feita, como já mencionado anteriormente, através de uma aba particular que surgirá com a ativação do script. Esta aba está localizada em Opções (ou Options, dependendo do idioma de instalação).

 

 

boobox_options.gif

  • Programa corresponde   loja   qual você escolheu se afiliar. Dentre as opções existem Amazon, eBay e, para nós, brasileiros, o Mercado Livre. Esta lista está em constante crescimento, e sua versão atualizada pode ser obtida diretamente através do site do booBox.
  • ID (código de traqueamento) é o código numérico que identifica você unicamente em relação   loja com a qual você fez sua parceria. É através deste código que os anúncios gerados pelo booBox farão com que a sua conta, seja qual for a loja escolhida, seja creditada conforme a política da loja escolhida.

Utilização

Uma vez instalado e configurado o plugin, basta passar a utilizá-lo nos posts do WordPress. Para usar imagens com o booBox, basta inserir uma booTag, conforme ilustrado a seguir:

<boo>url da imagem#palavras-chave</boo>

Já para o caso de se desejar associar tags   texto nos artigos, a sintaxe é idêntica, apenas atentando-se para o fato de que o nome do produto deverá ser acrescentado em primeiro lugar, assim:

<boo>nome do produto#palavras-chave</boo>

Podem ser utilizadas quantas palavras-chave e produtos se desejar por post. Um ponto importante é que não deve haver espaços antes ou depois do separador #. Uma vez salvo o artigo, ele estará pronto para agir como monetizador, 100% a seu favor.

Considerações Finais

O plugin que concebi foi apenas o início do trabalho: Agora, espero vê-lo crescer juntamente com o booBox, que tem tudo para obter o maior dos sucessos. Toda e qualquer solicitação de suporte deverá ser encaminhada diretamente para o site, através do endereço de e-mail fornecido na documentação, contact@boo-box.com.

É importante ressaltar que o download do plugin deverá ser feito sempre a partir do site do booBox. Espero estar prestando um bom serviço   comunidade blogueira e que receba eventuais sugestões para melhoria desta documentação a partir dos próprios usuários.

Por último, um agradecimento especial ao Rapha e ao Marco: Como sabem, é um privilégio ser considerado parte da família booBox. Sucesso a todos nós!

Escreva um comentário

Comentário

  1. boo!

    Mais uma vez, obrigado pela infinita ajuda, nós cuidaremos muito bem do seu filhote, inclusive você será contactado de tempos em tempos para ajudar aqui e ali.

    Cresçamos juntos 😉

Webmentions

  • The Best Plugins para o WordPress « SouFreedom 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox. […]

  • Melhores Plugins Para Seu Blog « Tips2Wp 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox. […]

  • Os Melhores Plugins para o seu WordPress | Ajuda WordPress 23/10/2007

    […] do Mercado Livre.WP-HOTWords – Configura o blog para exibição de anúncios do Hotwords.BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox.Buscapé EveryWhere e Já Cotei […]

  • Os Melhores Plugins para o WordPress « ♥ღ° Dicas e Tutoriais para Wordpress ° ღ♥ 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de
    monetização BooBox. […]

  • Os Melhores Plugins para o WordPress | Espaço Casual 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox. […]

  • Os Melhores Plugins para o WordPress | Tudo Comentado 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox. […]

  • Os 50 Melhores plugins para WordPress 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox. […]

  • seleção dos Melhores Plugins para o WordPress | PSMG DESIGN 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox. […]

  • Os Melhores Plugins para o WordPress | Word Press – Noticias 23/10/2007

    […] BooBox – Facilita a instalação do sistema de monetização BooBox. […]