em Wordpress

Chegou o WordPress 2.1 “Ella”

Assim como já publiquei ontem no BlogAjuda:

Matthew “Matt” Mullenweg acaba de fazer o anúncio: Já está disponível para quem quiser fazer o download o mais novo WordPress, agora em sua versão 2.1, batizada “Ella”, nome dado em homenagem   cantora de jazz Ella Fitzgerald.

Nova tela de login do WP2.1

Aguardado por milhares de blogueiros ao redor de todo o mundo e também pela mídia em geral, o lançamento da nova versão do WordPress chega com um pacote enorme de novidades, que, supostamente, agradarão o mais exigente dos editores. Entre as principais novas características do “Ella” que devem agradar gregos e troianos estão:

  • Completo redesign da interface de administração: A interface ficou diferente e mais bonita. Agora é baseada no projeto Shuttle, que está em desenvolvimento desde 2005. Aliás, pode-se conferir algumas imagens da interface no próprio site do projeto.
  • Auto-salvamento: Chega de preocupações com a edição dos artigos. Com a nova característica de auto-salvamento, não será necessário se preocupar com perder um texto nunca mais, nem tampouco se utilizar de editores externos ao WP, cuja única finalidade muitas vezes, para muita gente, era justamente armazenar localmente uma cópia do artigo com propósitos de segurança.
  • Privacidade: Não quer que o conteúdo do seu blog seja indexado por sites de busca como o Google ou o Technorati? Tudo bem. Com as novas opções de privacidade da versão “Ella”, basta que você defina que o seu blog não deve enviar pings ou ser visto por estes sites!
  • Editor com abas: Para pôr fim ao dilema de usar ou não um editor visual — no padrão WYSIWYG, ou What you see is what you get, mais uma nova característica do “Ella” chega, muito bem recebida: A possibilidade de alternar entre este tipo de editor e a edição pura de código HTML, quando se bem entender, durante a edição dos artigos.
  • Verificação ortográfica: Para aqueles que se sentem   vontade com o editor visual da ferramenta, os desenvolvedores do WP agora incluíram o recurso de verificação ortográfica dos textos, o que certamente facilitará a publicação de textos mais corretos.
  • AJAX, AJAX, AJAX: O uso da tecnologia AJAX, que combina o poder do JavaScript e do XML, se faz ainda mais presente nesta nova versão do programa. Agora ela é usada para permitir operações como a criação de campos personalizados, moderação de comentários, exclusões de artigos e muito mais, tudo de forma mais rápida e prática.
  • Funções de importação/exportação XML “lossless”: As novas funções de importação e exportação XML que estão presentes na versão 2.1 foram desenvolvidas especialmente para quem precisa mover o conteúdo já existente em um blog com WP para outro, sem perda de conteúdo no processo.
  • Controle de homepage: Solicitada por muitos blogueiros e inclusive implementada — ao longo de todas as versões do WP — através de diversos plugins, a possibilidade de se selecionar qualquer página criada pelo software como sua página principal agora faz parte da versão 2.1. Desta forma, o sistema se aproxima mais de outros Content Management Systems (CMS),   medida que permite listar ou não os artigos ,mais recentes na capa do site.
  • Vida nova ao blogroll: O WordPress sempre foi conhecido por ser a primeira ferramenta para edição de blogs que conta com um blogroll — a lista de outros blogs e sites que você lê e visita — embutido. Agora este recurso ficou ainda melhor, com a adição de sub-categorias ao sistema, para que você organize ainda melhor os seus links.
  • Novo gerenciador de uploads: Agora o gerenciador que é utilizado para enviar conteúdo para o seu site — e, consequentemente, para publicá-lo em seus artigos — permite que sejam gerenciadas todasas imagens, vídeo e áudio de uma forma mais prática.
  • Novo feed de comentários: Agora o feed de comentários é mais democrático, por assim dizer. Ao invés de carregar apenas os 10 últimos realizados, traz todos eles.

Além destes e de muitos outros recursos voltados ao usuário final, o WordPress 2.1 “Ella” também deve agradar aos desenvolvedores, tornando mais fácil e rápido o desenvolvimento de plugins: O WP 2.1 agora possui, entre uma tonelada de outras novidades muito interessantes, uma pseudo-funcionalidade cron, para o agendamento de eventos na ferramenta, além de um carregador desenvolvido em JavaScript que deve tornar muito mais fácil a adição de recursos  s suas extensões.

Com a disponibilização da versão “Ella”, Matt também aproveitou para comentar o futuro do WordPress: Depois de afirmar que a série 2.x da ferramenta foi um sucesso sem paralelo — com mais de 1,8 milhão de cópias baixadas gratuitamente por blogueiros ao redor de todo o mundo — e que o compromisso da equipe com o suporte a bugs e demais problemas de segurança desta série deve se estender até 2010, ele falou sobre o ciclo de desenvolvimento, que não deve parar e deve passar a agradar ainda mais a legião de fãs do sistema.

Após ter passado os últimos três anos desenvolvendo o WP, a equipe decidiu por adotar um cronograma de lançamentos mais freq¼ente, assim como já acontece com outros projetos classificados como software livre. A exemplo do que ocorre com a distribuição Linux Ubuntu, onde atualizações de maior porte são lançadas várias vezes ao ano, a idéia é que o mesmo passe a ocorrer com o WordPress.

E para aqueles que já estão com as mãos coçando para saber o que vem por aí com a próxima versão — a 2.2 —, sua data de lançamento já está prevista, e deverá ser 23 de abril de 2007. O que mais pode impressionar no futuro, aliás, é o anúncio da equipe de desenvolvimento, que diz que a versão será baseada principalmente nos recursos e melhorias solicitados pelos próprios usuários do WordPress. Aliás, isso demonstra um enorme grau de confiança na comunidade de usuários que, aliás, podem votar, no próprio site oficial, nos recursos que consideram bons ou não para os próximos lançamentos.

Por hora, se você ainda não baixou a nova versão, não perca mais tempo!!

Escreva um comentário

Comentário

  1. Olá Daniel,

    Instalei a nova versão no servidor instalado no meu pc e adorei as novidades, mas quando fui instalar no meu blog, vi que era incompatível com a versão do mysql instalado no host. 🙁
    Por essas e por outras procuro urgente uma nova hospedagem.

Webmentions

  • duplavista 24/01/2007

    Novo Host – Problema com os textos…

    É, mudei de servidor e na migração aproveitei pra instalar o novo WordPress 2.1 (estava com o 2.0.5), e mesmo já tendo feito isso outras vezes, deu pau, não reconhece os arquivos de backup sabe lá Deus porque. Não tem jeito, vai ser na unha mesm…

  • Neto Cury Blog » Blog Archive » WordPress e suas frequentes atualizações 24/01/2007

    […] li gente elogiando o WordPress por estar com uma gigantesca equipe de desenvolvedores e que, com isso, torna a ferramenta mais […]