em Etc

São seus olhos…

Cientistas japoneses podem se tornar os benfeitores de milhões de pessoas que, no mundo inteiro, sofrem com a má-formação de suas córneas, seja esse um problema genético ou causado por algum acidente: É que uma equipe da Universidade de Osaka transplantou uma camada de células para a superfície dos olhos de quatro pacientes com uma doença na córnea, regenerando a visão de todos eles.

Até aí, não há grande novidade. A questão é que essa camada de células foi gerada à partir de células que estavam na bochecha dos pacientes. Agora todos os quatro, que se queixavam de visão embaçada, estão enxergando normalmente há cerca de um ano.

Este tipo de técnica muito me interessa. Desde que tive um pequeno problema com a minha visão que quase — por um descuido horrendo da parte de um certo médico — me deixou sem visão alguma, procuro ler e me informar sempre sobre avanços nessa área. Preciso tirar o chapéu para estes japoneses, já que eles estão prestes a ajudar milhões de pessoas que lhes ficarão muito gratas…

Uma outra pesquisa que acabei descobrindo quando li esta notícia é tão interessante quanto esta primeira que eu citei: Cientistas australianos estão colocando a culpa em aparelhos de televisão e em passar horas em frente ao computador pelo aumento no número de casos de miopia na sia. Este continente é o que possui as maiores taxas de miopia do mundo, mas a coisa não é exclusividade deles não:

Na Suécia, 50% das crianças de 12 anos de idade são míopes. A expectativa é de que a taxa alcance os 70% quando eles completarem 18 anos.

Eu, que tenho meu óculos velhos-de-guerra sempre comigo, e sou míope desde nem me lembro quando, concordo 100% com eles. Muito video-game quando menor. Muita televisão e muita internet agora, depois de mais velho. Mas o que fazer, quando se é escravo de seus vícios, não é verdade?

  1. Start saving the cells in your mouth… and you will make Japanese scientist millionares!!!

Os comentários estão encerrados.