em Etc

Macacos Dançarinos

Dancing Monkeys é o nome de um projeto muito interessante, desenvolvido por Karl O’Keeffe, com o intuito de gerar, automaticamente, step files que podem ser diretamente usadas por simuladores de Dance Dance Revolution, como é o caso do StepMania. Se você não sabe o que são step files, eu explico: É lá que ficam marcados os passos que devem ser dados pelos jogadores de DDR, quando dançam uma música.

O que há de interessante sobre Dancing Monkeys, além do fato de ser um programa gratuito? Originalmente, tratou-se de um trabalho de graduação do autor, e foi codificado todo em MatLab, sendo que nesta versão, é mais rápido que o executável stand-alone, criado logo em seguida. Como eu trabalho (ainda superficialmente, mas me aprofundando) com MatLab, achei a idéia genial: Basta você informar um arquivo MP3, e pronto: O programa o analisa, converte, reduz e associa os passos necessários para os três níveis de dificuldade, automaticamente.

Atenção, no entanto, se você espera interfaces gráficas fabulosas: Elas não existem, e o stand-alone deve ser rodado do prompt do MS-DOS. Um arquivo MP3 de 2,5 Mb, por exemplo, leva cerca de 8 minutos sendo processado. Só confirma o que O’Keeffe menciona, pois já alerta sobre esse fato em seu site: Isso não tira, no entanto, o brilho do programa, que permite o mapeamento de músicas brasileiras para o StepMania sem demora… Genial.