in Etc

Trânsito Caótico? É o MIRT!

Quando você está voltando pra casa, do trabalho, se depara com aquela fila enorme de carros na sua frente, todos disputando um espacinho para avançar em um enorme congestionamento? O semáforo parece fechar rápido demais e você gostaria que isso não fosse assim? Pois seus problemas acabaram!! Bom, pelo menos os problemas dos motoristas do estado americano de Michigan.

É que por lá foi inventado um dispositivo que, custando apenas US$ 300, pode permitir ao motorista que mude a cor da luz do semáforo. Parece coisa de filme de comédia, mas não é: Os policiais locais estão preocupados com a coisa, um gadget vendido pela Internet, e sobre o qual as leis do estado não possuem efeito, visto que os sinais de comando que alteram o semáforo são enviados por luz infravermelha, contra a qual nada pode ser feito legalmente.

Batizado de MIRT, o que em inglês é a sigla para Transmissor Infravermelho Móvel, o invento tem tudo para se tornar popular. Mas imagino que, caso seja usado em massa, como já alerta a reportagem, possa causar um transtorno ainda maior do que um congestionamento. Já imaginaram uma caixinha dessas em carros brasileiros?