in Etc

Tecnologia no Trânsito

Você, se dirige, certamente sabe o que são os olhos de gato: Aquelas pedrinhas brilhantes que ficam na divisão entre uma pista e outra ou nos acostamentos, e que servem para guiar os motoristas em noites escuras, ou dentro de túneis, por exemplo. Pois bem, conheça então os olhos de gato mais modernos do mundo, dotados de LEDs, que podem mudar suas cores e intensidade de brilho e luminosidade.

Segundo um dos desenvolvedores, A tecnologia, que já está em estágio avançado de testes, pode ser usada para alterar o fluxo do tráfego em horários de grande movimento, alertar para a presença de gelo ou acidentes na pista, sinalizar a saída de um túnel durante emergências ou até ajudar a determinar o limite de velocidade em auto-estradas. A tecnologia, desenvolvida por dois estudantes de engenharia americanos, é a mesma que hoje é utilizada por nadadores, dentro das piscinas, que recebem sinais luminosos debaixo d’água, indicando que eles devem aumentar o ritmo ou diminui-lo.

Como os testes estão avançados, será possível contar com olhos de gato inteligentes brevemente, já que serão disponibilizados comercialmente. Aqui no Brasil não sabemos ainda quando a novidade irá pintar, mas nos EUA, Flórida, já estão usando o sistema para salvar tartarugas: É que os animaizinhos, vendo as fortes luzes de luminosos que cobrem grande parte das estradas costeiras do local, se dirigem para elas, ao invés de irem para o mar. Agora isso não vai mais acontecer…