em Etc

O supercomputador da IBM

No final de 2005, quando dois supercomputadores que serão desenvolvidos pela IBM estiverem prontos e em operação, o Blue Gene e o ASCI Purple terão poder de processamento maior do que os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo já desenvolvidos até hoje.

O projeto da gigante dos computadores custará ao governo americano cerca de US$ 290 milhões, sendo que ambos ficarão instalados na Califórnia, no Lawrence Livermore National Laboratory. As duas máquinas contarão com 130 mil processadores da IBM instalados em seu interior, o que permitirá o processamento de até 360 trilhões de operações por segundo.

O ASCI Purple, que será construído primeiro, terá uma velocidade de 100 teraflops. Alguns cientistas dizem que essa velocidade é comparável à velocidade de processamento do cérebro humano. Ele será usado para a simulação de testes nucleares, e do envelhecimento deste armamento, que está sendo estocado pelos EUA. O Blue Gene, por sua vez, irá ser utilizado pelo Departamento de Energia norte-americano.